XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Trabalhos


I - Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

* O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

2) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu Inscrições científicas - [Trabalhos].

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Assinale a forma de apresentação preferencial = Apresentação Oral OU Pôster Eletrônico;

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo “Informações - Fale Conosco” informando o evento e o problema ocorrido.

10) Para novos acessos a web, basta informar USUÁRIO e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

II - Temas

  • Radioterapia (submissão para o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia)
  • Enfermagem Oncológica (submissão para o XVIII Encontro de Enfermeiros Oncologistas em Radioterapia)
  • Técnicos em Radioterapia (submissão para o XVII Encontro de Técnicos em Radioterapia)
  • Física Médica (submissão para a XX Jornada de Física Médica)
  • Residentes (submissão para o XI Encontro de Residentes em Radioterapia)

III - Informações importantes

• O resumo pode ser enviado em português e inglês. Caso desejar participar da publicação dos resumos na BJO, o resumo deverá ser submetido pelas regras da III SEMANA DE ONCOLOGIA.

• O prazo para submissão dos resumos é: 12/08/2021.

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.

• Não há limite de trabalhos por inscrito.

• Não há limite de autores por resumo. Insira os autores na ordem desejada;

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor,  no dia 21/09/2021.

• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 30/09/2021. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

• Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

IV - Instruções para preparação de resumos

• Os trabalhos submetidos devem ter conteúdo original e não podem ter sido apresentados em outros eventos/congressos.

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título.

• Tipo do Trabalho: Serão disponibilizados dois tipos para a escolha daquele que melhor representa o trabalho:

  • Trabalho Científico – submissão para o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Enfermagem Oncológica, Técnicos em Radioterapia, Física Médica, Residentes
  • Relato de Caso – submissão para o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Enfermagem Oncológica, Técnicos em Radioterapia, Física Médica, Residentes

• Forma de apresentação:

  • Apresentação Oral
  • Pôster

• O formato de apresentação, apresentação oral ou pôster, será definido a partir da média aritmética das notas recebidas, destinando-se à apresentação oral pesquisas com maior média final. Os Relatos de Caso serão apresentados exclusivamente sob a forma de pôsteres.

• O resumo de Trabalho Científico deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

• O resumo de Relato de Caso deverá ser estruturado em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;

• Palavras-chave: Descreva até 03 palavras-chave que definam o seu trabalho.

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

V - Instruções aos Trabalhos Aprovados

APRESENTAÇÃO ORAL

• As apresentações ocorrerão na sessão destinada a apresentação de trabalhos, no dia 18 de novembro | 10:45 - 12:15 | sala 2

• Uma semana antes do evento o autor receberá por e-mail as instruções de acesso para apresentar ao vivo a atividade, através do Link do Zoom específico.

• A apresentação oral deverá ser feita em 10 minutos, com mais 5 minutos para discussão.

• O autor apresentador deverá compartilhar sua apresentação (utilizando-se slides compatíveis com PowerPoint®) assim que for chamado pelo avaliador e manter compartilhado enquanto estiver participando. O design/estilo dos slides fica a critério do apresentador e dos demais autores. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.

• O uso do slide padrão é opcional, clique para fazer o Download*.

• Caso nenhum dos autores participe da atividade, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.

 

PÔSTER ELETRÔNICO (E–Pôster) - Orientações e Normas para envio

  • O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso.
  • A opção para envio do E-Pôster ficará disponível na área restrita do autor. 
  • Em virtude do formato de apresentação online, os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão apenas em exposição. Não haverá um momento para apresentação durante o evento.​

 

Instruções para configurar seu e-pôster usando o Power Point:

• Baixe o template do congresso de acordo com o tipo de trabalho submetido (Trabalho Científico ou Relato de Caso). 

• Pôsteres aprovados para o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia devem ser elaborados em português.

• Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.

• Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 33,867cm x Altura 19,05cm. Orientação Paisagem.

• Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.

• Não há exigência quanto ao número de caracteres do resumo, cor do texto ou tamanho e estilo de fonte usada. Podem ser incluídas figuras e gráficos.

• Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho. Insira o arquivo do e-pôster no respectivo campo de envio [Enviar e-pôster].

• Clique em Enviar para registrar seu pedido e está pronto. 

ATENÇÃO – Revise atentamente se o template e informações do trabalho estão corretos, se o arquivo corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto (PDF). Alterações não são permitidas após concluir o envio.

• O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

• Prazo para envio: de 30/09/2021 a 09/11/2021 – exclusivamente pelo site do congresso em que o trabalho está inscrito. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.

• A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

• Em caso de dúvidas, contate pelo Fale Conosco.

 

VI - Premiação

Em breve.

 

VII - Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do congresso.

 

VIII - Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado  através do menu “Informações - Fale Conosco”  no site do congresso.
  • ATENÇÃO: os certificados e a gravação das aulas serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.